segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

E aí, galerinha!!
Neste penúltimo domingo (15/01) ocorreu o Aquecimento da caminhada que revolucionou o mundo da cultura japonesa em 2011, a Harajuku Walk. A expectativa de público em 2011 foi tão positiva, que foi dada a idéia de uma segunda edição que irá acontecer no dia 15/04. E pra dar gás antes da caminhada acontecer, trouxemos em primeira mão a entrevista completa com o Doug, um dos organizadores do evento.

Da esquerda pra direita: Pipoka, Edward, Doug, Agnes e Hawk.

K.O.:
1) O que é a Harajuku Walk?
Doug:
 É um manifesto visual, se tivesse que definir o que ela é eu diria manifesto visual.

K.O.:
2) Como vocês ficaram sabendo da existência dessa caminhada? (qual meio de comunicação)
Doug:
 Bom, eu criei ela, então a princípio a primeira edição foi divulgada pelo Orkut, acho que foi assim que se divulgou, naquele momento pouco uso fazíamos do Facebook.

K.O.:
3) Como surgiu a idéia da HW?
Doug:
 Eu estava entediado numa aula qualquer, então eu comecei a pensar coisas aleatórias, ai eu pensei se todo mundo saísse junto com Visual Kei na rua, eu me lembrei de Harajuku, me lembrei que tinha um bocado de gente que fazia esse tipo e visual e curtia isso no estado,então eu decidi compartilhar com alguns amigos,que mais tarde se tornaram Staffs.

K.O.:
4) Qual objetivo vocês encontraram pra fazer essa caminhada?
Doug:
Uma representação do Harajuku,o território do Japão,ia ser legal se as pessoas aceitassem bem e se acostumassem por aqui com esse visual excêntrico. Unificar as pessoas amantes desse visual, deixar de lado as intrigas e representar aquilo que admiramos.Mesmo estando no Brasil, acredito que se as pessoas virem esse manifesto com mais freqüência vão se acostuma, e quem sabe um dia isso seja visto com bons olhos e sem rótulos errados.
K.O.:
 Sim, é verdade, até porquê atualmente está rolando muito preconceito, principalmente em relação a visuais do rock, principalmente o Visual Kei, não é verdade?
Doug:
 É as pessoas não sabe diferenciar, acabam dizendo “Góticos”, “Metaleiros”, “Punks”, “Metaleiros” no pior dos casos até “Emos”,o fato é que nem sabem o que eles estão falando,mesmo o Visual Kei tendo varias vertentes e mesclas.
K.O.:
 Sim, com certeza!


5) Vocês pretendem trazer estes outros estilos também pra HW, ou somente VK mesmo?
Doug:
Na verdade em Harajuku tem muitas vertentes, agente procurou ter todas, mas nem todas deram as caras na primeira edição no caso os estilos que esperamos são Visual Kei e suas vertentes, Lolita, Decora, Punk, Gal e Rock-A-Billy, se bem que alguns desses estilos não entram em um modo musical são mais uma tendência da moda, mas falando em manifesto visual essas são as referências.


K.O.:
6) Como vocês tomaram conhecimento do VK? Vocês acreditam q ele poderá dominar o mercado fonográfico por completo um dia?
Doug:
Sempre fui fascinado por cultura japonesa, desde pequeno,mas de diferentes modos,eu escutava outros tipos de rock mas quando eu me deparei com J-rock em geral eu fiquei extremamente genérico,depois que vi as bandas que faziam aquela musica virei um devoto, isso com uns 15 anos,aos poucos abandonei as bandas americanas e hoje eu só escuto a musica japonesa, é raro eu ouvir outra coisa. Acredito que não, por que sempre haverão diferenças, em quesitos musicais, até por ser um estilo dominante no Japão,mesmo tendo muitos fãs espalhados pelo mundo não seria um sinal que se expandiria pelo mercado, o máximo vendas pela internet, mas até as lojas daqui acho que seria um passo distante.

K.O.:
É, mas é bem como aquele ditado diz: "sonhar acordado às vezes faz bem!" Ou seja, não custa nada criar uma boa expectativa de q o J-Rock ganhe um  reconhecimento no mundo todo!!

6) Vocês alguma vez encontraram algum preconceito das outras pessoas em relação ao VK q vocês tem hoje? Se sim, o q vocês sofreram, e como vocês enfrentaram esses obstáculos??
Doug:
Uma vez um velho chegou pra uma amiga minha e perguntou "Minhas lindas poderiam me dizer onde fica o Toalete?" fora esse infortúnio de ser confundido com mulher em alguma ou outra circunstancia da vida,e te chamarem de uma coisa ou outra acontece as vezes,mas acho que eu virei uma pessoa tão estranha que a pessoas nem zoam,o máximo olham batido pensando que sou meliante ou trombadinha,mas acho que isso também pode ser considerado preconceito. Bom enfrentar eu fico de bom humor, dou risadas, até faço caretas, gosto de sair bem "estranho" pra ver a reação dos outros.

K.O.:
ahuashuhsuhsauhasuhusah...sim, o ponto positivo mesmo é q vocês estão defendendo o que vocês gostam por direito. E também uma coisa nem todo mundo não se tocou é o seguinte, além de termos nosso próprio visual, independente de qual seja, somos seres humanos da mesma forma. do tipo q vai à escola, q trabalha, sai com a galera, etc.!!
Doug:
Querendo ou não todo mundo acorda com a cara amassado, só que uns mais outros menos.

K.O.:
É verdade...xD


7) Agora falando sobre a caminhada em si. Qual expectativa (em números), vocês imaginaram antes de acontecer a primeira edição?
Doug:
Eu vou dizer, na primeira edição não botava fé, acreditava que as pessoas também não botariam, que iria cerca de 80 pessoas, mas acabou por volta de 300. Quando eu e a equipe chegamos no arco tinha um pessoal sentado ali na volta, ai pensei nossa, já era,depois de minutos surgiu uma multidão, no dia tia uma tal manifestação do transito e o pessoal acabou se confundindo, eu queria gritar,guiar o pessoal,mas tragicamente tava sem voz no dia.


K.O.:
8) Qual foi a reação q a equipe toda teve após o dia da primeira edição?
Doug:
Foi satisfatório, ver que as pessoas compareceram,e que depois disso tinha muita gente comentando,postando fotos, mostrou que foi produtivo,no momento que acabou e já estava cheio de vontade de fazer a próxima.
K.O.:
9) Qual a expectativa q vocês esperam pra esta segunda edição da HW?
Doug:
Mais pessoas, vestes mais elaboradas, o pessoal mais próximo, afinal em função dos aquecimentos  e de ser a segunda edição o pessoal já estará "bem treinado" pra essa segunda edição, enfim até lá temos muita água pra rolar, mas no geral espero mais diversão.

K.O.:
10) Vocês já pensaram em alguma atração nova pro evento? (show de bandas, por exemplo)
Doug: 
É meio difícil elaborar um show ao ar livre, mas estão em andamentos outras idéias e eventos da Harajuku Walk e semelhantes, podemos dizer que o Visual Kei e o J-rock tomarão novamente o espaço até nos eventos de anime,mas nada a declarar ainda sobre isso.Estamos fazendo parcerias com outros projetos relacionados a musica um deles é a Overlord, que dará seu espaço para o terceiro aquecimento da walk,isso é nada melhor que um bom visual rock pra entrar no espírito de Harajuku.
K.O.:
Mas tu tem razão. Ano passado n teve nenhuma banda de VK nos eventos, e achei isso um pouco chato, por quê também faz parte da cultura japonesa!!
Doug:
Até hoje, pouco se vê, nem salas de exibição
hoje em dia k-pop ta tomando as mentes de jovens adolescentes.
K.O.:
Sim, esse ano foi só de k-pop, te admito, mas claro, o importante mesmo é mais união.... qualquer manifestação de preconceito pode por toda a manifestação abaixo... fato...

11) E falando em K-pop, vocês também pretendem incluir o estilo na HW? Até por quê se trata de algo relacionado à Cultura Asiática também.
Doug:
Não, afinal Harajuku é no Japão,e o no Japão não temos coreanos, estilos diversificados relacionados ao J-pop são bem vindos, mas a Harajuku Walk é um evento que procura um caminho exato, manifestos Japoneses, não simplesmente orientais.
K.O.:
Mas vocês chegaram a comunicar isso ao K-pop RS?
Doug:
Agente não tem contato com eles, nem soube se eles foram na edição passada
nossa equipe só teve declarações na edição passada com vocês e a Subarashi  Otaku, e outros grupos de imprensa, fora isso apenas a equipe da Black Cherry e outros do meio.
K.O.:
Na verdade o pessoal do k-pop n esteve na primeira edição pelo que eu lembre, é que eu perguntei isso, até porquê se trata mesmo é sentido de divulgação... até porquê quanto  mais gente melhor!!
Doug:
É  de certo modo sim, eu sei que muita gente unifica as coisas por serem orientais, mas eu ainda acho elas totalmente diferentes U___U

K.O.:
12)  Quanto ao local da caminhada, o que motivou vocês a escolherem o local?
Doug:
Dois pontos conhecidos de Porto Alegre, e cruzando os dois passaríamos pelo centro e os passantes apreciariam o manifesto,sem contar nessa edição a inversão, gasômetro para redenção foi uma pesquisa feita,afinal a redenção é considerada mais aconchegante,evitando a dispersão no final da caminhada.
K.O.:
Isso é verdade, e vale a pena recordar também, q o ponto positivo é q o pessoal sabe perfeitamente onde esses dois pontos ficam!!

13) Vocês já pensaram em fazer em outros locais a HW?
Doug:
Já, porque a principio seria mais de uma por ano,ai dependendo da época do ano teria trajeto mais curto ou que terminasse em locais mais agradáveis,mas pra não perder a força do movimento optamos uma edição anual com muitas atividades extras.
K.O.:
Tipo quais??
Doug:
Por enquanto os aquecimentos, a Overlord é um projeto do Yu~ki mas a próxima edição será uma parceria, e depois do Walk reservaremos algumas surpresas.

K.O.:
14) Vocês já pensaram em fazer festa bem como as outras produtoras, ou pelo menos em parceria com as mesmas? (Black Cherry, J-Party Ballads)
Doug:
Já, mas isso gera lucros e baixos,até agora somos só um projeto sem fins lucrativos,mas nunca se sabe,particularmente as festas são boas pra unir as pessoas,mas caso fizéssemos uma, teríamos nosso publico alvo,o mesmo do Walk.
K.O.:
Claro, mas no caso da BC, objetivo deles n é lucro, é mais divulgação da cultura japonesa através das festas!!

15) Vocês já pensaram em criar um site pra divulgação das caminhadas?
Doug:
Não, incrivelmente nunca pensamos, mas é uma boa idéia,afinal depois dessa edição será uma grande demanda de informação e material, um site seria o catalogo perfeito.

K.O.:
16) Sobre a situação em que estamos vivendo atualmente, com relação às novas leis que estão sendo postas aos sites contra a pirataria, tu sabe que uma grande maioria dos servidores internacionais estão passando por uma fase de protesto contra elas, pra evitar não-acesso às suas redes sociais. O que vocês fariam, se realmente todas as redes sociais deixassem de existir com relação à essas leis? Suas divulgações seriam prejudicadas?
Doug:
Usaríamos o velho e-mail, fora isso sites próprios e os velhos folhetos, teríamos que apelar a métodos mais antigos e pouco eficazes,mas seria melhor que simplesmente desistir.

K.O.:
17) Vocês já pensaram em fazer seus anúncios através de outras mídias fora da Internet? (TV, Rádio, Etc.)
Doug:
Já tentamos, tentei falar com Patrola uma vez mas não deu muito certo, não deram nem se quer retorno,mas estou pra pedir uma ajuda a um amigo meu que tem um programa de rádio em uma rádio local,não é muito mas já é um começo.
K.O.:
sim, com certeza....mas o certo também até lá vocês em também em outras emissoras, como a pop rock, a Ulbra TV, ou até a TV pampa daqui de POA!!

18) Vocês tem alguma meta de público pra esta segunda edição?
Doug:
Fora os números, que pretendemos superar os da primeira edição,eu acho que seria bom mais pessoal com roupas excêntricas,vi que muitos na primeira por não conhecer o evento,por ser a primeira edição não sabiam como ir,nesta esperemos visuais diferentes e chamativos,a diversidade é um dos pontos de Harajuku,do que se considera fofo ao grotesco e assustador,esperamos isso também na segunda edição.

K.O.:
19) Alguma vez vocês já planejaram montar uma sala temática de Harajuku nos eventos de Anime?
Doug:
É um dos próximos planos, já temos uma base de uma equipe, alguns membros da Harajuku e de outros projetos relacionados a moda e musica do Japão, montarmos uma sala nos eventos, afinal este assunto anda praticamente esquecido nos eventos.
K.O.:
Me corrija se eu estiver errado, mas no último Anime Xtreme teve uma sala temática voltada mais ao J-Rock, não sei se tu chegou a ver.
Doug:
É, teve, mas não tinha nada haver com j-rock. Eu cheguei a ir, mas só tinha uns desenhos nas paredes e nem um visual kei.

K.O.:
20) E, pra encerrar nossa leva de perguntas, tem algum recado q vocês gostariam de deixar pro pessoal que ta no nosso blog nesse momento? (Qualquer recado)
Doug:
Bom eu queria agradecer pela atenção e a oportunidade de divulgar o nosso projeto,e dizer que contamos com a presença e o apoio de todos para fazer um domingo ainda melhor que o primeiro.

E é isso aí, as fotos já estão disponívei no link abaixo, pra quem quiser conferir como foi o Aquecimento, e vale a pena lembrar, agora faltam menos de 4 meses para a Harajuku Walk, e se vocês ainda não prepararam o seu visual, ou seu cosplay, aproveite esse tempo e seja criativo, e vamos encher a cidade de POA com o melhor da cultura japonesa!! ^^




Abraço a todos e até... o/

0 comentários:

Postar um comentário