quarta-feira, 1 de maio de 2013



Muito bem, chegando a mais uma entrevista especial pra galera, e dessa vez o nosso convidado desta vez é o Myke Richer, ADM do Site Legião do Mal. Nesta entrevista ele fala sobre o Premio Kamiwaza, que irá ocorrer neste domingo (5) aqui em Porto Alegre, e nós da K.O resolvemos fazer um bate-papo bem interessante falando da história, objetivos, e curiosidades a respeito da cerimônia em si e também o mundo cosplay. Sendo assim, recomendamos que acompanhem até o final esta entrevista, porquê vale muito a pena todas as respostas citadas nesta conversa que tivemos com o Myke da Legião.


1. Conte-nos um pouco sobre o Prêmio Kamiwaza.
O Prêmio Kamiwaza surgiu de uma tentativa de reconhecer e dar valor para as melhores apresentações e cosplays realizados no Rio Grande do Sul, além do concurso de moda japonesa e agora o animekê.

  2. Como surgiu a ideia de fazer tal Premiação? Teve alguma inspiração, ou acabou se tornando uma ideia própria?
O Kamiwaza surgiu a partir de outro projeto da Legião do Mal chamado Cine Cosplay, que tinha como objetivo um torneio de curtas-metragens com cosplays. Sugerimos este projeto para algumas produtoras, mas infelizmente não houve interesse.
O prêmio surgiu, então, de uma reformulação do Cine Cosplay com o modelo de cerimônia inspirado no Oscar e no Mtv Awards.

  3. Qual o significado do nome Kamiwaza e como ele foi idealizado?
Em uma tradução livre seria algo como “Trabalho excelente” ou “trabalho digno dos deuses” e foi idealizado a partir do sentido de que queríamos algo relacionado à qualidade extrema.

  4. Quantas pessoas estão trabalhando neste projeto?
Atualmente, somos duas pessoas na direção do Prêmio Kamiwaza, eu (Myke Richter) e o meu sócio Jéferson da Rosa, além da Fabiane Fernandes que é responsável pelo nosso site, edição de fotos, etc.

  5. Foi percebido que desde a primeira edição pra atualmente o Kamiwaza ampliou suas parcerias, como vocês se sentem com tal reconhecimento?
Desde a primeira edição, tivemos um grande apoio dos estandistas da região metropolitana de Porto Alegre e isso é muito gratificante, pois é um reconhecimento de que o projeto é lucrativo para as empresas que participam.  Ficamos muito felizes com esse apoio e reconhecimento, e esperamos nos manter merecedores deste apoio.

  6. Outro ponto positivo que também foi reconhecido na cerimônia foi o aumento do número de atrações na premiação como Apresentações K-Pop por exemplo. Vocês pretendem ampliar ainda mais o número de atrações na premiação futuramente? *Por exemplo, shows de bandas, Teatro Cosplay, Concursos de Moda Japonesa, etc.*
O Prêmio Kamiwaza é uma cerimônia de premiação, no próprio nome já indica isso, não somos nem queremos ser um evento de anime. Atualmente temos algumas atrações em comum com esses eventos, mas isso não é uma tendência para o futuro.  O planejamento geral é cada vez mais se transformar em uma solenidade, que terá apenas algumas atrações relacionadas à música e/ou dança.

  7. Como foram idealizados os locais do Kamiwaza e por quê?
A Casa de Cultura de Esteio, que abrigou as duas primeiras edições do Kamiwaza, foi escolhida por já conhecermos o local. É uma espécie de casa da Legião do Mal Grupo Cosplay, pois ensaiávamos lá para apresentações e o local é ótimo! A qualidade da estrutura que ela tem só encontra rival na capital em locais como o teatro da Amrigs entre outros centros culturais de grande porte. Este ano, devido a pedidos de parte do público e também a reformas no palco da Casa de Cultura de Esteio, tentamos locais em Porto Alegre. Entre as opções disponíveis, escolhemos a Livraria Cultura do Bourbon Country por ter uma ótima localização e extremo conforto, mesmo tendo uma área menor.

  8. Vocês pretendem levar o Kamiwaza a locais ainda maiores?
Claro que sim, trabalhamos com o objetivo de fazer a cerimônia crescer a ponto de um dia chegarmos, por exemplo, ao Teatro São Pedro, com os cosplayers e público em trajes formais.

  9. Como vocês definem o Mundo Cosplay aqui no Rio Grande do Sul?
Acredito que evoluiu muito nos últimos anos, temos cosplays maravilhosos, médios e não tão bons assim, e no resto do país já é mais difícil de encontrar essa configuração. Temos uma das seletivas do WCS Brasil mais disputadas do país, com várias duplas em condições de fazer uma final nacional de alto nível.  Se considerarmos todos os problemas de logística que temos e o tratamento que os cosplayers recebem aqui, posso dizer que o RS é referência no Brasil.

10. Vocês acham que este mundo está sendo muito bem valorizado também lá fora? Por quê?
Creio que sim, o problema é que pouco se sabe no sudeste sobre o que rola aqui no sul. Temos pouca participação em competições nacionais, pois, por proporção, sempre temos só uma vaga. Temos muitas duplas em potencial, mas que infelizmente não sobem no palco para competições, por isso os vencedores geralmente são os mesmos 4 ou 5.

  11. Vocês tem alguma ideia em mente que possa trazer melhorias futuras ao Cosplay aqui do Estado?
Ah, existem melhorias possíveis na atualidade e existem coisas que só com tempo será disponibilizado, acho que cosplay de competição tem que ser valorizado dentro dos eventos, pois é uma das suas atrações principais.  Melhorar o espaço de palco, iluminação, mudar as divulgações ao fundo do palco, ter entradas de palco maiores, incluir telões, melhorar e muito a premiação dos 3 primeiros colocados, que os eventos parem de ignorar a existência do interesse do público em eventos de outras regiões do país e usem como prêmio viagens para estes eventos, entre outras coisas...

  12. E com relação ao Kamiwaza, vocês pretendem espalhar a cerimônia pra todo o Território Nacional?
 É um sonho sem dúvida, mas é difícil no momento pensar em um formato viável para isso.

  13. Qual a sua opinião sobre o Mundo Cosplay no Brasil? Vocês acham que tem muita comparação positiva e preferências tanto pra fora quanto pra dentro do RS?
São contextos bem diferentes, logísticas diferentes também. Não conheço muito os eventos do norte, mas no sudeste existem quase que duas classes: os cosplayer fodões e os não tão bons assim. Além do fato de que lá se encontra “fácil” tudo que se precisa. Aqui no sul a logística é uma piada, quando achamos uma empresa que tenha bom material parecemos o Smeagol de Senhor dos Anéis, transformando a empresa no nosso “my precious”. Mas considerando os cospátios, temos três classes bem definidas: em torno de 12 cosplayers que são de altíssimo nível, uma imensa maioria de bom nível e alguns não tão bons assim.

  14. Com relação aos eventos de Anime no RS, qual a sua opinião sobre as mudanças ocorridas, especialmente no Mundo Cosplay?
Praticamente não existem mais eventos de “anime” no RS, até 2010 tínhamos eventos multitemáticos no sentido de que era tudo ou de quadrinhos, ou de desenho animado, ou de games, etc. Atualmente existem eventos multitemáticos no sentido de qualquer coisa que leve mais público ao evento, e temos que nos lembrar de que os eventos são realizados por EMPRESAS e toda empresa visa o lucro. Evento feito de fã para fã só existe na publicidade do mesmo.  Eventos de anime, pelo menos no RS, tem um público limitado e nenhum vai crescer muito se mantiver fidelidade extrema a este público de “eventos de anime”, a grande questão é saber se você ainda é público da produtora em questão. Se você vai ao evento e deixa seu dinheiro na bilheteria a produtora entende que você concorda com o seu projeto, se depois do evento você vai para as redes sociais reclamar dos convidados e atrações, veja se você está com a maioria ou com a minoria, se for a minoria você provavelmente já não é público deste evento. Quanto ao concurso em si, acredito que temos torneios de bom nível, mas infelizmente poucas pessoas concorrendo, e um egocentrismo irritante das produtoras que acaba impedindo uma integração que permitiria grandes torneios com premiações gigantescas e duelos de titãs nos palcos, os dois maiores torneios do Rio Grande do Sul, e por sinal os únicos, não tem mais de 2 ou 3 etapas\seletivas. Mas, sem dúvida alguma o palco está cada vez mais profissional, e o cospátio subindo de nível, apesar de sempre ter algumas pessoas que distorcem o conceito de cosplay para satisfazer suas ideias nada convencionais de trajes.

   15. Tem alguma dica ou dica que vocês gostariam de deixar ao público neste momento?
- Subam no palco para competir!  É uma diversão diferente de tirar fotos com os amigos e vale muito a pena.
- Façam cosplays, não fantasias.
- Aproveitem que cada vez fica mais fácil comprar coisas do exterior ou do sudeste para seu cosplay, se tem medo de comprar direto do fornecedor existem diversas lojinhas de qualidade por aí.

Gostaríamos de agradecer ao espaço cedido a nós e o interesse no Prêmio Kamiwaza! Esperamos estar sempre a altura da confiança de vocês!


E era isso, então!! Prêmio Kamiwaza já tá a caminho, dia 05/05, a partir das 15hrs. na Livraria Cultura do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose,80 - Loja 302 Porto Alegre/RS), entrada franca.
Mais informações, podem consultar diretamente:

Nos vemos lá, então!! o/

0 comentários:

Postar um comentário