sexta-feira, 4 de abril de 2014



 
Boa noite à todos!! Kiba chegando com mais uma novidade pra galera!! Dessa vez trazendo uma breve entrevista que fizemos com o pessoal da Legião do Mal, em divulgação ao Premio Kamiwaza de 2014, que, POR SINAL, promete muita coisa boa. Nessa entrevista falamos um pouco sobre a experiência da premiação com o público, e trocamos ideias sobre o mundo cosplay, vejam só:

1. Conte-nos um pouco da história do Prêmio Kamiwaza.
O Prêmio Kamiwaza surgiu após o fracasso de um outro projeto da Legião do Mal em 2009, o Cine Cosplay seria um concurso feito nos moldes de curta metragem.  A partir daí começamos a pensar de que forma poderíamos editar o projeto de uma forma que a própria Legião pudesse executar, em 2010 Tentamos realizar a primeira edição mas esbarramos na falta de informações sobre os competidores na maioria das produtoras e só em 2011 foi possível colocar em prática o projeto.

2. Conte-nos também sobre a idéia da cerimônia neste ano de 2014.
O Kamiwaza é dividido em duas partes, a "pré-cerimônia" que é um momento mais descontraído e este ano teremos quiz, brincadeiras no palco, apresentações de dança, entrevistas com cosplayers de renome, desfile cosplay e depois a cerimônia de entrega dos troféus aos melhores do ano e aí é uma solenidade e tem um clima bem diferente.

3. Visto que vocês criaram novas categorias, conte-nos sobre as mesmas, como funcionam e como foram criadas.
O projeto surgiu com a intenção de valorizar o que havia de melhor no cosplay gaúcho e a cada ano tentamos incluir mais partes dos eventos que merecem um reconhecimento maior. Por isso apesar de ser o "oscar" cosplay o Prêmio Kamiwaza também valoriza os participantes dos desfiles de Moda Japonesa e os cantores do animekê mais recentemente. Para 2014 incluímos a categoria  "Melhor Clube/Sala Temática" já que são uma das maiores atrações dos eventos e a categoria "Evento do Ano", ambas são decididas pelo público, a equipe da Legião do Mal indica os melhores nessas  categorias e deixa o público decidir quem merece ser o vencedor.

4. Como vocês conseguiram as parcerias com as produtoras para realizar a premiação?
A imensa maioria das produtoras ao conhecer o projeto fica muito satisfeita com a ideia de valorizar as pessoas que ajudam a tornar o evento ainda melhor, para maior segurança de ambas as partes existe um contrato com direitos e deveres de ambas as partes para que o Prêmio Kamiwaza possa ser entregue.

5. Como serão as atrações do Kamiwaza deste ano?
Teremos entrevista com cosplayers campeões, apresentações de dança, brincadeiras no palco, desfile cosplay e a grande atração do dia que é a entrega do Prêmio Kamiwaza em suas 13 categorias.

6. Vocês pretendem levar o Kamiwaza também pra fora do RS, ou seja, pra outros estados do Brasil?
Com toda certeza temos essa intenção, mas existem alguns empecilhos que ainda não conseguimos transpor para que passe a ser nacional.

7. Vocês planejam futuramente colocar outros tipos de atrações na cerimônia como dubladores, bandas e cartunistas, por exemplo? 
Acrescentar mais atrações faz parte do plano sim, cartunistas é um pouco mais improvável por não ter uma ligação com o perfil do evento,  dubladores se forem como mestre de cerimônias e vestindo cosplay (imaginem o lendário Gilberto Barolli vestindo uma armadura de gêmeos ou as vestes sagradas de submestre do santuário) é bem interessante. Qualquer coisa ligada a música, dança e atuação tem boas possibilidades de serem usadas.

8. Por qual motivo a escolha do local, a Livraria Cultura?
Quando decidimos sair de Esteio que tinha na Casa de Cultura uma estrutura fantástica mas o público reclamava muito de ter pegar o trensurb até a cidade, e levamos o evento para Porto Alegre  estudamos vários locais,  a melhor relação custo/benefício foi a da Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country que nos recebeu muito bem.

9. Percebendo que o Kamiwaza tem sua existência desde o ano de 2011, quais mudanças e/ou evoluções vocês encontraram neste meio tempo?
A maior parte das mudanças foram de procedimentos internos, a de local foi a que teve maiores consequências, mas todos os anos acontece alguma mudança de maior ou menos escala.

10. A nível de público. Vocês sentem que conseguiram um ótimo público pro Kamiwaza desde a sua primeira edição? Justifique sua resposta.
Como é um evento com um formato inédito, não temos conhecimento de nenhuma outra premiação cosplay neste estilo no mundo,  nós aos poucos estamos conquistando mais público, apesar do nome Legião do Mal já temos uma credibilidade maior do que  quando começamos. A expectativa como qualquer outro evento é aumentar a quantidade de público a cada edição.


SOBRE COSPLAYS:

11. Qual a sua opinião sobre o Mundo Cosplay atual?
Está evoluindo sem dúvida, tanto na questão de facilidade para encontrar materiais o que facilita que tenha mais cosplays a cada evento, quanto no fato de pessoas que não tem o hobbie saberem o que é e respeitarem, mesmo que algumas pessoas tenham atitudes que facilitam o contrário.

12. Vocês acreditam que possa existir um grande reconhecimento dos nossos cosplayers aqui no RS? Justifique sua resposta.
Acredito que sim, claro que existe uma tendência a se dar mais valor para SP por ser o grande centro de eventos, mas existem cosplayers de extremo talento em todo o país, o Rio Grande do Sul atualmente tem uma das melhores seletivas do WCS Brasil por exemplo. E já entre os gaúchos talvez só não haja um reconhecimento maior  porque muitos ficam brigando dia sim dia não por causa de cosplay.

13. Sobre as premiações dos Eventos, qual a sua opinião sobre as mesmas atualmente?  
É uma equação bem difícil de ser resolvida, de um lado os eventos em sua maioria tem um orçamento pequeno e por isso fica difícil dar uma premiação alta para o concurso cosplay, em compensação os cosplays foram e ainda são a principal atração da imensa maioria dos eventos, e já se foi o tempo que qualquer coisa servia, e por isso os cosplayers sentem a necessidade de uma premiação justa.  A premiação em dinheiro é ótima, necessária até mas não é maior que uma medalha. O que tem que ocorrer é uma divulgação clara e bem antecipada dos valores de premiação e cada cosplayer decide se participará ou não.


14. Atualmente, muitas pessoas reclamam de "panelinhas" dentro dos Concursos de Cosplay, incluindo os Desfiles de Moda Japonesa. Vocês acham que tal fator deveria ser mudado? Favor justificar.

Na imensa maioria dos casos as acusações de panelinha são infundadas e proferidas por pessoas que talvez pelo amor ao personagem ficam cegas quanto aos erros ou coisas diferentes que tem no seu cosplay ou apresentação. As produtoras e seus coordenadores de cosplay passam meses planejando o concurso para melhorar ao máximo e ter sempre mais participantes que o anterior. Burlar as regras para favorecer uma pessoa determinada vai contra tudo isso e não traz nenhum lucro.
Quanto mais rigorosas são as regras de um concurso mais acusações de panelinha terão, pois só os melhores vencerão e infelizmente no RS existem poucas pessoas em condições de competir de verdade, com isso algumas pessoas acham mais fácil acusar de panelinha do que analisar o seu trabalho friamente e ver o que está fazendo de errado, não entendendo que "cospátio" é diferente de "cospalco".


E era isso!! Só lembrando, então, que neste sábado (5) Premio Kamiwaza 2014, às 15 horas, na Livraria Cultura, com Entrada Franca, nos vemos lá!!! o/

0 comentários:

Postar um comentário