sexta-feira, 28 de novembro de 2014



Muito boa noite, amigos e seguidores aqui da K.O!!

Hoje está sendo um final de dia super triste pra todos nós, pois como todos já sabem, faleceu um dos maiores heróis que o mundo já teve, e que inclusive tirou enormes risadas da gente durante 30 anos. Estou falando do mestre Roberto Gomes Bolaños (Chespirito), o nosso eterno Chaves/Chapolin. E nós da K.O, mais do que nunca, gostaríamos de prestar uma pequena homenagem contando um pouco da história desta grande lenda do humor e da Televisão Mundial, contando um pouco sobre a sua história, e suas obras durante todos seus anos de vida:


Biografia:

Filho da secretária bilíngue Elsa Bolaños Cacho e do pintor, cartunista e ilustrador Francisco Gómez Linares, Roberto Goméz Bolaños se formou em engenharia elétrica na Universidade Nacional Autônoma do México, mas nunca exerceu a profissão. Começou sua carreira como escritor criativo, através do rádio e televisão durante a década de 1950, quando começou a escrever roteiros para programas da dupla Viruta e Capulina (Marco Antonio Campos e Gaspar Henaine). Também fez vários roteiros de cinema e começou a representar como ator em 1960, no filme Dos Criados Malcriados. No entanto, continuou a dedicar a maior parte de seu tempo a escrever, contribuindo para o diálogo de scripts e filmes de televisão mexicana.

"Chespirito" é a forma diminutiva e castelhanizada do vocábulo inglês Shakespeare (Chekspir). Tal apelido foi dado a Bolaños pelo diretor de cinema Agustín P. Delgado, que o considerava um pequeno William Shakespeare, capaz de escrever histórias tão prolíficas e versáteis quanto o autor inglês. Roberto ganhou este apelido quando escreveu o roteiro para o filme Los Legionarios, primeiro filme em que Chespirito trabalhou.


Em 1968, começaram as transmissões Independentes de Televisão no México e Chespirito foi chamado como escritor para a realização de um programa com duração de meia hora. E assim, nasceu "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada". Ao lado de Chespirito, contracenavam Ramón Valdés, Rubén Aguirre e María Antonieta de las Nieves.


Em 1970, o programa teve sua duração aumentada. Nessa época, surge o Chapolin Colorado, um herói atrapalhado. Um ano depois, foi criado o personagem que se tornaria o maior sucesso de Bolaños, Chaves. Ambos os personagens funcionaram tão bem que as sketches se tornaram séries independentes de 30 minutos de duração em 1973, após o fim do Programa Chespirito.


Apesar de ser mais conhecido pelos papéis Chaves e Chapolin, Chespirito também foi autor de vários personagens, como Chompiras, Dr. Chapatin, Vicente Chambon e Chaparrón Bonaparte. 



Por causa de seus roteiros recorrentes, os programas se tornaram sucesso em todo o mundo, graças a simpatia de Roberto Gómez Bolaños e do grupo de atores em distintas épocas formado por Carlos Villagrán, Ramón Valdés, Florinda Meza, Rubén Aguirre, Édgar Vivar, Angelines Fernandez, Raúl Padilla, Horacio Gómez Bolaños e María Antonieta de las Nieves, que também encontraram a fama internacional.

Em 1980, seus sketches criaram um programa de uma hora semanal chamado de "Programa Chespirito", e permaneceu no ar até 1995.


Chespirito também estrelou em filmes mexicanos, escritos e realizados por ele mesmo como "El Chanfle" e "El Chanfle 2", "Don Ratón e Don Ratero", "Charrito" e "Música de viento".


Em 1992, recebe o "Prêmio de Literatura da Sociedade Geral de Escritores do México" pelo roteiro da peça "La Reina Madre" .


Em 2000, a rede de televisão mexicana Televisa homenageou todo o elenco dos seriados Chaves, Chapolin e Chespirito com o programa "¡No contaban con mi astucia!", ano em que o seriado completava 30 anos.


Em 12 de novembro de 2009, Chespirito foi internado em emergência em um hospital na Cidade do México. De acordo com declarações de seu filho Roberto Gómez Fernandez, Chespirito teve uma complicação da próstata, e teve de fazer uma cirurgia.


Em 28 de maio de 2011, Chespirito abriu sua conta no Twitter chegando em menos de um dia mais de 170.000 seguidores, o segundo dia um total de 250.000 seguidores.


Em 2012, um evento denominado América celebra a Chespirito em comemoração os quarenta anos de carreira do ator foi programado para ocorrer em 17 países, entre eles Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Equador, Estados Unidos, México, Peru e Nicarágua.


No dia 20 de novembro de 2013, foi condecorado com o Premio Ondas Iberoamericano pela trajetória destacada na televisão mundial. 


Agora irei citar alguns trabalhos que Chespirito realizara durante toda a sua carreira como artista.

Como ator:

Dos criados malcriados (1960) 

Dos locos en escena (1960)
El zángano (1968)
El ciudadano Gómez (1968)
Las tres magníficas (1968)
Operación carambola (1968)
La hermana Trinquete (1969)
La princesita y vagabundo (1969)
El cuerpazo del delito (1970)
La Hermana Trinquete (1970)
El Amor de María Isabel (1970)
Las Tres magnificas (1970)
El amor de María Isabel (1971)
El Chanfle (1979)
El Chanfle 2 (1982)
Don Ratón y Don Ratero (1983)
Charrito (1984)
Musica del Viento (1988)
Doctor Chapatín (1968-1995)
El Chavo del Ocho (1972-1992)
Club Del Chavo (1980-1995)
El Chapulín Colorado (1970-1992)
El Chompiras (1972-1995)
Vicente Chambón (1979-1982)
Chaparron Bonaparte (1970-1995)
11 e 12 (1992)
Don Calavera (1993-1994)



Livros:

El Diario de El Chavo del Ocho (O Diário do Chaves) 
...Y También Poemas (...E Também Poemas)
Sin Querer Queriendo: Memorias (Sem Querer Querendo: Memórias)


Discografia:

1980 El Chavo Canta: Eso, Eso, Eso
1978 Síganme Los Buenos a La Vecindad del Chavo
1977 Así Cantamos y Vacilamos en la Vencidad del Chavo 
1975 Chespirito y sus Canciones.




Bolaños veio à falecer na tarde de hoje, 28 de novembro de 2014. A causa ainda não havia sido confirmada, porém o comediante sofria de problemas respiratórios crônicos e tinha mobilidade reduzida.

Para demais informações, basta acessar o link da notícia aqui abaixo:


E com grande carinho, em nome da K.O Eventos, gostaríamos de deixar os nossos mais sinceros agradecimentos a ti, Bolaños, pela tua obra, pelo teu esforço, pelo teu humor, e pelo teu amor por nós brasileiros, e também por ter feito as nossas infâncias 100% felizes com os teus personagens que serão eternamente lembrados. Que Deus o tenha da onde estiveres, e que teu sorriso seja sempre uma luz pra guiar os nossos caminhos hoje e sempre.

Muito obrigado, Chespirito!!!


Bom, pessoal, no mais seria isso, espero que tenham gostado da matéria de hoje, quem puder ajudar, favor compartilhar essas informações, pois isto vai ajudar bastante os trabalhos do Blog, e novamente muito obrigado por vocês terem lido até aqui, e a qualquer momento iremos trazer novidades sobre os demais eventos aqui da Capita e Região Metropolitana, portanto fiquem ligados.

Boa noite à todos e até à próxima!!


0 comentários:

Postar um comentário