quarta-feira, 14 de agosto de 2013



Quarta-feira já no ar, e agora faltando só 3 dias pro maior evento da Cultura Japonesa entrar em ação. Bom, e na matéria de hoje iremos falar um pouco sobre a culinária no Japão, como funciona, do que é composto, suas receitas e tradições. Então menos papo e mais ação, saquem só!!!

Definições:
O termo culinária japonesa (日本料理, nihon ryōri, ou 和食, washoku) significa a comida japonesa tradicional, semelhante àquela existente antes do final do sakoku (política de isolamento do Japão), em 1868. Em um sentido mais amplo, pode incluir alimentos cujos ingredientes ou métodos de preparo foram posteriormente introduzidos do exterior, mas que foram desenvolvidos por japoneses de forma diferente. A cozinha japonesa é conhecida por dar importância à sazonalidade dos alimentos, qualidade dos ingredientes e apresentação. O Guia Michelin concedeu mais estrelas aos restaurantes das cidades japonesas do que para qualquer outro país do mundo (Somente Tóquio tem mais estrelas do que Paris, Hong Kong, Nova Iorque, Los Angeles e Londres juntas).


A Culinária no Brasil:
Quando os imigrantes japoneses chegaram ao Brasil, no começo do século passado, trouxeram na bagagem a culinária. No início, tratada apenas como exótica, a alimentação oriental rompeu com os limites geográficos, e, obedecendo às tradições e aos costumes milenares orientais, as receitas foram cultivadas e passadas de geração para geração. Com singelas adaptações aos costumes ocidentais, a comida nipônica foi ganhando tradição e prestígio, deixando de ser rara especiaria para ser tratada como saudável opção alimentícia.
Esta expressão de cultura do Japão conquistou adeptos e apreciadores no mundo inteiro. O exotismo dos pratos e a maneira como são apresentados chamam a atenção não apenas pela beleza e variedade de cores e sabores, mas também pelo equilíbrio e o perfil saudável de cada elemento que os compõem e revela a integração da cultura milenar de um povo cujos habitantes têm a melhor qualidade de vida e a maior longevidade.
Os pratos tradicionais japoneses são preparados à base de arroz, sopa de misso (pasta de soja), peixe ou carne, acompanhados de tsukemono (picles). Os temperos mais comuns na cozinha japonesa são o shoyu (molho de soja), o wasabi (raiz forte), o misso (pasta de soja), o karashi (mostarda), mirin e sake (bebida alcoólica a base de arroz) e dashi (caldo de peixe ou carne).

Exemplos de pratos típicos:
Sashimi – Fatias finas de peixes ou de frutos do mar crus. Além de inúmeras opções de peixes usados para fazer o sashimi, existem ainda variações de corte. Os retangulares e mais grossos geralmente são feitos em carnes macias; cortes diagonais em peixes estreitos; e os finíssimos são perfeitos para as carnes mais firmes.
Podemos usar tanto peixes de água salgada (do mar) como as de água doce (dos rios ou lagos).
Existem sashimis de polvo, lula, camarão, salmão, atum etc. Normalmente temperadas com shoyu e uma pequena porção e wassabi (raiz forte) que além de temperar tem a função bactericida.
Sushi: Bolinhos de arroz temperados com vinagre e coberto por uma fatia de peixe cru, misturados com algas ou frutos do mar. Dependendo do formato, recheio e modo preparo recebem diversas denominações. Pode ser moldado com a mão ou enrolado.



Nigiri: bolinho de arroz em forma alongada coberto com fatias de peixe cru ou ainda polvo e camarões. Sempre preparados à mão sem a ajuda de esterinhas ou formas e apresentados em pares. O movimento da mão ao fazer este bolinho leva o nome, em japonês, de niguiri, daí o nome deste sushi. As pessoas tendem a "molhar" o arroz do niguiri no shoyo, mas o certo conforme a cultura oriental é "molhar" o peixe.





Norimaki: bolinho de arroz enrolado em alga de nori. Este sushi é recheado com omelete, pepino, maionese, abacate, alface, camarões e lulas.



Temaki: é o cone de alga recheado com arroz, peixe e pepino. O nome quer dizer "enrolado na mão" (Te = mão). A alga marinha do temaki tem que estar bem sequinha e crocante. Se você demora para comer (quando pede para entregar em casa, por exemplo) a alga amolece com a umidade e fica "borrachenta".


Yakisoba: trata-se de uma variação de macarrão semi-frito na chapa, servido com legumes e molho de
shoyu. Costuma ser preparado também com carnes e frutos do mar. Refeição saborosa e equilibrada em que encontramos quase todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.







Harumaki – Rolinho primavera
De massa fina e crocante, são uma excelente entrada para qualquer refeição e ainda podem ser servidos como aperitivo a qualquer hora do dia. Indispensável também no cardápio japonês.



Yakitori - frango grelhado
Temperados com molho de soja (agridoce) e preparados na grelha, assemelham-se a um mini-churrasco pelo seu.phpecto dourado e saboroso.








No site http://www.cozinhajaponesa.com.br/v04/ podem ser encontradas os mais diversos tipos de receitas de comida japonesa que podem ser feitas e bem apreciadas em casa para almoço, janta, etc. Sem falar que aqui na cidade de Porto Alegre são encontrados grandes pontos de comida japonesa, são eles:



  •         Takêdo

R. Carvalho Monteiro, 397, Porto Alegre - RS, 90470-170, Brasil ‎
+55 51 3332-4170 ‎ · takedo.com.br

  •         Sashiburi Sushi House

R. Dona Laura, 307, Porto Alegre - RS, 90430-090, Brasil ‎
+55 51 3026-8339 ‎ · sashiburi.com.br

  •         Sushi Drive

Av. Goethe, 140 - Rio Branco, Porto Alegre - RS, 90430-100, Brasil ‎
+55 51 3335-3333 ‎ · sushidrive.com.br


  •         Riversides Shikki

R. Padre Chagas, 44, Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90570-080, Brasil ‎
+55 51 3395-3885 ‎ · riversides.com.br


  •         Sakae's

      Castro Alves, 690, Porto Alegre - RS, 90430-131, Brasil ‎
+55 51 3222-5533

E também pra Região Metropolitana e Interior do Estado:


  •         Everest Porto Alegre Hotel

R. Duque de Caxias, 1357 - Centro, Porto Alegre - RS, 90010-283, Brasil ‎
+55 51 3215-9500 ‎ · everest.com.br


  •         Shissô Sushibar e Restaurante

R. Dr. Jorge Naamann, 29 - Centro, São Leopoldo - RS, 93020-680, Brasil ‎
+55 51 3592-2500 ‎ · shisso.com.br


  •         SUSHI DO CAZU

R. Santa Catarina, 241 - Silva, Sapucaia do Sul - RS, 93214-300, Brasil ‎
+55 51 8188-7798 ‎ · sushidocazu.com.br


  •         Restaurante Hokkaido

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 1037, Gravataí - RS, 94030-001, Brasil ‎
+55 51 3043-1212 ‎ · restaurantehokkaido.com.br


  •         Shori Sushi Delivery

Padre Reus, São Leopoldo - RS, Brasil ‎
+55 51 3034-3043 ‎ · shorisushi.com.br


  •         Ohashi Oriental Cuisine

Av. Santos Ferreira, 889 - Mal. Rondon, Canoas - RS, 92020-001, Brasil ‎
+55 51 3428-2828 ‎ · ohashirestaurante.com.br


  •         Galeria do rock

R. das Camélias, 74 - Estação, Montenegro - RS, 95780-000, Brasil ‎
+55 51 9768-4557


  •         Mc Sushi Bar

Av. Sen. Salgado Filho, 9533 - Jardim Krahe, Viamão - RS, 94435-000, Brasil ‎
+55 51 3485-3153

Então tá, né??!! E depois de tanta definição e dicas já deu até água na boca, né não...rsrsrs...
Mas era isso, amanhã vamos trazer mais Cultura Japonesa pra vocês, bom apetite à todos, e nos falamos em breve.

Boa noite e até...o/


Fontes:
* http://www.culturajaponesa.com.br
*http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br
* http://pt.wikipedia.org
* maps.google.com

1 comentários:

  1. Não sei pq todo brasileiro chama aquele pneuzinho de sushi,na verdade o nome é makizushi.E o niguiri na verdade é sushi ,e , niguiri é um triângulo de arroz com recheio dentro envolvido ou nw de uma folha de alga...

    ResponderExcluir