terça-feira, 13 de agosto de 2013



Blz, mais um tema do aquecimento, falando um pouco mais sobre visual japonês, mas dessa vez o tema de hoje se trata de uma outra influência, que por sinal trouxe umapasseada incrível aqui pro Rio Grande do Sul. Tô falando da Harajuku!!
Na matéria de hoje, vou passar um pouco das definições, e tradições que são importantes neste lugar, pois muitos ainda tem dúvidas sobre do que se trata, ou como funciona. Sendo assim, lá vai!!
Harajuku/JP

Definições

Harajuku (em japonês: 原宿) é o nome popular para a área ao redor da Estação Harajuku, na Linha
Yamanote do Município de Shibuya em Tokyo, Japão. Esta área é conhecida principalmente como ponto de encontro de adolescentes, e é localização da loja de departamentos Laforet, que trabalha com a maioria das marcas famosas de moda jovem.

Fairy kei
Harajuku se tornou famosa nos anos 90 devido ao grande número de artistas de rua e jovens com roupas extravagantes que se reuniam lá aos domingos quando Omotesando ficava fechada ao trânsito. Isso terminou no fim da mesma década e o número de artistas, fãs de visual kei, rockabillies e punks diminuiu gradativamente desde então. Outro centro da moda chamativa de Harajuku são as gothic lolitas entre as subdivisões do estilo. Mas também se concentram outros como, decoras, Visual kei, e jovens com suas próprias invenções.

Perto da estação de trem há o Templo Meiji, que é famoso pelo grande número de pessoas que o visitam todo ano, assim como o Parque Yoyogi. Também localizam-se perto dali a Rua Takeshita, uma rua repleta de butiques de moda e outros produtos voltados principalmente para o público jovem/adolescente, e Omotesando, uma rua longa com cafés e butiques caras, populares tanto entre moradores quanto turistas. Recentemente, a área conhecida como “Ura-Hara” (travessas de Harajuku) ficou conhecida pelas grifes independentes de moda casual. Os estilos mais arrojados são expostos globalmente em revistas como a FRUiTS. Lugares importantes da região incluem a central da NHK. As ruas ficam lotadas nos fins-de-semana, quando jovens se reúnem para fazer compras e sair com os amigos.


Estilos e visuais
Mori Girl Kei

Embora conhecido por esse nome, "Harajuku" não é o nome do estilo, e sim de uma região onde jovens
adeptos de diversos estilos exibem suas vestimentas elaboradas. Como muitas "modas urbanas", é difícil de caracterizar, principalmente devido à sua constante evolução e ao grande número de manifestações.

Na moda urbana japonesa existem estilos diferentes e variados, cada um com características e estilo de vida próprios, como por exemplo preferências musicais, vestuário, de comportamento, e assim por diante. São eles:

  • Lollita;
  • Viseual Kei;
  • Decora;
  • Fairy Kei;
  • Gyaru;
  • Gyaruo;
  • Mori Girl;
  • Cyber Kei;
  • Dolly;
  • Yanki;
  • Seifuku.



Gyaruo Kei
Tradições Harajuku

Diversas marcas famosas dos estilos de Harajuku confeccionam peças com influência do kimono e até mesmo se voltam completamente para elas, adaptando para o estilo da brand. O Wa-Lolita (Wa  sendo o kanji que identifica como “estilo japonês”) é um dos mais conhecidos, trazendo as mangas longas e o transpassado dos kimonos, mas repletos de babados e saia rodada, além do obi com um laço bem fofo. Marcas como Body Line e a Lacrima trabalham bastante com esse estilo.


Harajuku no Brasil

É também muito interessante perceber como a cultura japonesa é diferente da nossa em vários aspectos, entre eles o excesso de pele à mostra brasileiro em comparação ao extremo pudor japonês, revelado nas preferências por biquínis bem maiores e alguns vestidos para serem usados por cima das roupas de banho, o que também ajuda a explicar o porque do choque inicial ao estilo Gyaru, que adere exatamente ao contrário ao ideal japonês e procura o ideal Ocidental.


Kigurumi e Decora Kei
 E era isso, na próxima matéria falaremos sobre a moda Tadicional japonesa fora da Harajuku!!
Boa noite à tds!! o/



Fontes:
*http://www.harajukulovers.com.br
*http://bymarina.com.br/tokyo-akihabara-e-harajuku/
*http://pt.wikihow.com/Se-Vestir-no-Estilo-Harajuku
 

0 comentários:

Postar um comentário